OS DEZ MANDAMENTOS DO CHOPP

Estrela da casa, o chopp de primeira grandeza servido no Original é resultado do esforço diário de uma turma fanática pelo assunto, que não aceita nota abaixo de 10 com louvor. Além de muito trabalho, alguns macetes foram sendo descobertos e, claro, mantidos em segredo. Mas há preceitos básicos que o Original pode revelar, sem os quais não se toma um chopp perfeito. São os 10 Mandamentos do Bar.

1º Mandamento: O Melhor Produto
Um grande chopp começa pela qualidade do produto. Cada fabricante se esforça para ter a melhor receita, a melhor tecnologia, o melhor cervejeiro, enfim, a melhor marca.

2º Mandamento: A Entrega Cuidadosa
O percurso entre a fábrica e o comerciante deve ser o menor possível e o manuseio dos barris, cuidadoso. Tudo para que temperatura e pressão sejam alteradas o mínimo possível no caminho até as câmaras frias das casas.

3º Mandamento: A Guarda Correta
Chopp é bebida fresca, para ser consumida idealmente em até dois dias. Enquanto isso não acontece, cada barril deve ser resfriado lentamente até que chegue a hora de abri-lo.

4º Mandamento: O Equipamento Clássico
A serpentina deve ser longa e impecavelmente limpa. A torneira, especial para um colarinho cremoso e nada gasoso. Pré-resfriadores ajudam a baixar a temperatura, mas o acabamento se dá no interior da chopeira, onde muito gelo é socado de hora em hora para que fique compacto junto à serpentina. Um termômetro deve estar sempre à mão para a checagem.

5º Mandamento: O Copo Perfeito
Parede fina, boca larga, cristalino e resistente. Essas são as características do copo ideal para o chopp. Na limpeza, apenas sabão e muita água. Nada de panos. Poucos segundos antes de receber o líquido, o copo é rapidamente resfriado com gelo e água.

6º Mandamento: O Chopeiro Virtuoso
O bom chopeiro tem tato e visão aguçados. É o maestro do processo, controlando pressão do gás, temperatura, colarinho e frescor da bebida. Suas mãos habilidosas são uma extensão da chopeira, funcionando com precisão.

7º Mandamento: A Tirada Original
A tirada é a assinatura do chopp da casa. O padrão Original é a tirada em duas torneiras. Da primeira vem o líquido, a 1 grau e com pouco gás. Da segunda, o colarinho, de três dedos de creme.

8º Mandamento: O Garçom Especial
Humor calibrado, samba no pé e bandejas na mão. Tem que saber como e quando servir cada cliente. O bom garçom valoriza o produto que serve e, acima de tudo, tem orgulho da profissão que exerce.

9º Mandamento: O Ambiente Ideal
Ao beber um chopp, o cliente está tomando o bar inteiro. O clima, a história do lugar, as paredes repletas de cultura, os petiscos espertos. O ambiente ideal proporciona bem-estar ao cliente e deixa o chopp ainda mais saboroso.

10º Mandamento: O Cliente
A razão de tudo isso, o objetivo final. O bom freguês é parceiro, conhece do riscado, acompanha o esforço, cobra qualidade e vibra com o chopp. Sem o bom cliente, não existe o bom chopp.